Projeto Família
Objetivo deste projeto é acompanhar de forma integral, por meio de encontros quinzenais as famílias que foram reabilitadas a visitarem seus filhos e ou familiares que estão institucionalizados, fornecendo suporte social e psicológico.

 

Projeto Instituto Fazendo História.
O Instituto Fazendo História nasceu 2005, a partir do encontro de pessoas que reuniram experiências diversas no trabalho com crianças e adolescentes acolhidos em instituições, chegando a conclusões semelhantes. Percebeu-se a necessidade primordial de criar um projeto que desse suporte às instituições de acolhimento como um todo, abarcando as crianças, os adolescentes e as equipes de profissionais que lá atuam.
Projeto o álbum “Fazendo Minha História”, que é construído pela criança ou adolescente em parceria com um voluntário (colaborador) a partir de relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte da vida desta criança ou adolescente. Este álbum pertencerá à criança ou adolescente e irá acompanhá-la por onde for, seja na volta para sua família de origem ou para uma nova família.
Para ser um colaborador do projeto, é preciso dedicar uma hora por semana a este trabalho, para ir ao abrigo e trabalhar com uma criança ou adolescente, contando histórias e incentivando-a a contar a sua própria história, dentro de um vínculo de respeito e muito cuidado. Os colaboradores passam por uma formação, para compreender melhor o projeto e a realidade das crianças e adolescentes do abrigo, além de solucionar todas as dúvidas. Ao longo do trabalho, o voluntário é acompanhado pela equipe do abrigo no dia-a-dia, e a equipe do Fazendo História, através de encontros de reflexão e supervisão.
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail lar.saintgermain@gmail.com

 

Projeto Capacitação de Educador e Funcionários
Promover a capacitação dos profissionais do Serviço de Acolhimento Institucional para enriquecer seu potencial de educador e se tornarem multiplicadores do conhecimento do cotidiano, junto as crianças e adolescentes e as famílias acompanhadas pela instituição.