O Lar Abrigo Saint Germain oferece atendimento sócio-educativo às crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, vítimas de abandono, maus tratos e orfandade, encaminhadas pelas Varas da Infância e Juventude e pelos Conselhos Tutelares da região Noroeste (oeste e norte II), assegurando os seus direitos de acordo com o ECA Art. 4° “ É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária”.

O Abrigo é medida provisória e excepcional, utilizável como forma para a colocação em família substituta ou reintegração à família natural, não implicando em privação de liberdade.
O nosso trabalho é realizado através de projetos interdisciplinares, da elaboração de cronogramas mensais das atividades, incluindo passeios culturais e eventos da comunidade. Mensalmente realizamos reuniões administrativa, social e pedagógica, palestras, buscamos a formação profissional através de estudos, cursos e outros.
Atuamos na área da Infância e da Juventude há 7 anos, atendendo anualmente em média 20 crianças e adolescentes, priorizando a preservação dos vínculos familiares e reintegração dos mesmos na comunidade (inclusão social), possibilitando oportunidades para o exercício da cidadania através do entendimento de suas responsabilidades e direitos.

Oferecemos aos atendidos atividades esportivas, atendimento psicoterapêutico individual (quando necessário), proporcionamos escolarização e profissionalização.
Realizamos atendimento social às famílias juntamente com a Equipe Técnica da Vara, acompanhamento dos processos nas Varas da Infância e da Juventude, elaboramos relatórios sociais referente ao desenvolvimento sócio educativo dos atendidos e suas famílias.

Educação
Todas as crianças e adolescentes acolhidos são matriculados em escolas públicas e creches, localizadas nas proximidades da casa.

Saúde
O Lar Abrigo Saint Germain é responsável por garantir a higiene básica de todos que são acolhidos pela Instituição, educando e orientando-os sobre esse tema, bem como garantir alimentação balanceada a todos da casa. Além disso, as crianças e adolescentes são acompanhados por psicólogos, pediatras e, quando necessário, outros médicos especialistas como oftalmologista, odontologista, ginecologista, entre outros. Contamos com PSF da nossa Região e um Anjo Voluntário que paga à todos acolhidos um convênio medico da nossa Região.

Moradia
O Lar Abrigo Saint Germain cuida da manutenção diária da casa, promovendo perfeitas condições de moradia para as crianças e os adolescentes acolhidos. Isso garante que os espaços e cômodos permaneçam adequados para acomodar todos na hora do sono, da alimentação, recreação, educação e higiene pessoal. Deixando um ambiente saudável e familiar, dando a todos acolhidos carinho, atenção muito amor.

Lazer
Indispensável para o desenvolvimento dos pequenos e grandes, funcionários e voluntários desenvolvem, frequentemente, oficinas de cultura, esportes e outras atividades recreativas.